fbpx

3° maior fonte do Brasil, usinas solares ultrapassam as usinas térmicas.

3° maior fonte do Brasil, usinas solares ultrapassam as usinas térmicas.

Conforme destaca levantamento da ABSOLAR, fonte fotovoltaica hoje corresponde por 8,1% da matriz elétrica nacional.

Eleita a terceira maior fonte da matriz elétrica nacional, a energia solar ultrapassou as termelétricas de gás natural e de biomassa, ficando atrás somente das hidrelétricas e das usinas eólicas, aponta dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Com 16,4 GW de potência instalada nos segmentos de geração distribuída (11,31 GW) e centralizada (5,09 GW), o mapeamento revela que a fonte atingiu a marca de correspondência por 8,1% de toda matriz.

O crescimento da energia solar – assim como de outras fontes – vem ajudando o Brasil a diversificar sua matriz, tornando-o assim, um país cada vez menos dependente das hidrelétricas.

Nos últimos dez anos, a energia solar foi responsável por evitar emissão de mais de 24,6 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera do planeta, além de garantir economia na conta de luz dos brasileiros.

Ainda em expansão, a energia solar já garantiu milhares de novos empregos e arrecadou um pouco mais de R$ 87 bilhões em investimentos e R$ 23 bilhões em tributos, ajudando a impulsionar o desenvolvimento e a economia de estados e municípios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *