O primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil completou em setembro seus 25 anos de funcionamento interrupto no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O gerador está instalado desde 16 de setembro de 1997 no topo do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, no Centro Tecnológico do campus de Florianópolis (CTC).
Com potência instalada de 2 kWp e ficando em uma área total de 40m², o gerador possui inclinação ajustada para a face norte, à linha do equador, captando a maior radiação possível ao longo de todos os anos.
Em sua versão original, o sistema era composto na forma de subsistema, utilizando quadro inversores e operou dessa forma de 1997 até o final de 2008, quando seus quatro inversores foram substituídos por apenas um de 2,5KW.
De 2008 em diante, foram detectadas poucas interrupções de geração. O sistema foi mantido configurado como instalado, e isso demonstra a elevada confiabilidade de um gerador desse nível em atividade a longo prazo.
Hoje em dia com os avanços e atualizações da tecnologia, um sistema com essa mesma potência pode ocupar apenas 10m².