Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores conseguiu criar uma vodka feita de nada? Este não é mais um episódio da sua série preferida de ficção científica, mas a mais pura realidade. Pesquisadores da Air Co conseguiram produzir uma vodka feita de água, energia solar e CO2.
Para conseguir este feito, os pesquisadores utilizaram uma pequena máquina movida a energia solar para extrair CO2 do ar para que o gás pudesse ser dividido em carbono e oxigênio. Depois de separar as moléculas, elas foram misturadas com água sobre um catalisador à base de metal, que gerou o etanol puro.
Stafford Sheehan – eletroquímico e co-fundador da empresa, resumiu o processo criado por ele: “O processo usa os mesmos princípios que a fotossíntese nas plantas, mas de forma mais eficiente“. Depois de criado o etanol puro, ele foi destilado, até que o resultado fosse uma vodka como qualquer outra, com volume alcoólico de 40%.
Além disso, o processo utilizado por eles não emite gases de efeito estufa e o álcool é mais puro que as vodkas tradicionais, pois não requer destilação para remover todas as impurezas dos grãos, leveduras ou processos de fermentação.
A tecnologia ecológica da empresa já recebeu prêmios de empresas como a NASA. Baseada em Nova York, por enquanto a vodka está sendo vendida em bares e restaurantes da cidade, ou em alguns mercados específicos por U$ 65,00. Sem açúcar, carboidratos, glúten ou impurezas, esta é definitivamente a bebida do futuro!